sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Projeto Curso de Capacitação

PROJETO CURSO DE CAPACITAÇÃO
  

O PAPEL DA ESCOLA PARA A VIDA EM SOCIEDADE





2.    Duração do projeto

O projeto será executado de 03 de agosto a 30 de outubro de 2015.


3.    Justificativa
 Os alunos da nossa escola, por serem alunos com deficiência, na maioria das vezes não convivem efetivamente na sociedade pelos mais variados motivos: negligência familiar, descaso ou despreparo, falta de acesso, entre outros.
Por isso a escola na sua função social visa promover o acesso aos mais diversos setores da sociedade oportunizando práticas que levem os alunos ao conhecimento dos diferentes espaços e suas funções.


4.    Objetivo geral
 Oportunizar vivências práticas que proporcionem aos alunos conhecimentos dos diversos setores da sociedade e suas funções promovendo o acesso dos mesmos a estes espaços.


  
5.    Objetivos:

Ø  Proporcionar aos alunos conhecimento dos diversos setores sociais e suas funções;
Ø  Promover o acesso dos alunos a diversos espaços sociais. 
Ø  Caracterizar os produtos e serviços oferecidos nos diversos órgãos públicos e privados;
Ø  Identificar os espaços públicos e privados aos quais os alunos tem acesso e fazem uso;
Ø  Oportunizar de maneira concreta o trabalho com horticultura e jardinagem e os cuidados com os mesmos.
Ø  Conhecer e utilizar o serviço do Correio para postagem de carta.
Ø  Acompanhar o índice de massa corporal dos alunos para que tenham consciência dos cuidados com o corpo e melhorem seus hábitos alimentares;
  

6.    Atividades
Ø  Visita a vários órgãos públicos e privados (Correio, posto de saúde, banco, restaurante, lotérica, indústria e comércio);
Ø  Passeio a pé com alguns alunos que tem condições de caminhar observando e visitando alguns espaços públicos no centro da cidade;
Ø  Visitar a praça e fazer uso da Academia da Saúde como um espaço público de acesso a todos;
Ø  Conversando com os alunos, questiona-los sobre que lugares da sociedade costumam frequentar e com recortes de livros e revistas, confeccionar um cartaz com os lugares citados pelos alunos;
Ø  Realizar recortes identificando onde compramos, adquirimos produtos e serviços e fazer a colagem dos mesmos em seus respectivos lugares (loja – roupas e calçados, mercado-alimentos, farmácia-medicamentos, etc.) e fazer a relação da aquisição dos produtos com o uso do dinheiro explorando conceitos básicos do valor monetário;
Ø  Com todos os alunos ir até a horta, visualizar o espaço, delimitar os canteiros conforme o que se irá plantar;
Ø  Mexer a terra e preparar o canteiro adubando e deixando pronto para o plantio;
Ø  Fazer o plantio das mudas, regar e fazer o controle de ervas daninha;
Ø  Confeccionar na aula de artes um cartão-postal que será endereçado a um colega e ir com os alunos até o correio para a postagem do mesmo.
Ø  Pesar e medir todos os alunos, calcular o índice de massa corporal (IMC) e confeccionar uma tabela para acompanhamento mensal.
Ø  Orientar os alunos que estão com sobrepeso, obesos ou abaixo do peso ideal quanto à alimentação.
Ø  Praticar atividades físicas para perda de peso.



     Avaliação
A avaliação será qualitativa onde serão observados os seguintes aspectos: interesse com a atividade, participação, interação e socialização com colegas e professores.


  











Nenhum comentário:

Postar um comentário